terça-feira, 25 de novembro de 2008

PROJETO DESPERTAR

 Uma árvore cai com grande estrondo.
Mas ninguém escuta a floresta crescer.
(Provérbio Africano)

Este projeto parte da necessidade óbvia do ser humano na comunicação e da situação atual, onde crianças estão chegando nas últimas séries do ensino fundamental com deficiência em seu processo de alfabetização devido a fatores diversos, comprometendo assim a sua comunicação com o meio social e impedindo que estas pessoas reconheçam valores importantes para uma vida social saudável.

É importante colocar as crianças e os adolescentes no centro das preocupações pedagógicas para que possam participar da transformação do meio em que vivem, afirmando a sua liberdade e fugindo da alienação contínua e progressiva que envolve as pessoas que vivem nesta realidade.

Visto a importância da cultura no desenvolvimento e sustentabilidade do ser humano, propomos através do “Projeto Despertar” contribuir para o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes que não acompanham o atual método utilizado para a alfabetização.

Este projeto atualmente é desenvolvido na EMEF “Maria Antonia Selegato” em Serrana – SP; com a supervisão da respectiva diretora da unidade escolar.


OBJETIVOS

 

·        Desenvolver trabalho de alfabetização com crianças e adolescentes que freqüentam a escola e não estão “completamente” alfabetizadas.

·        Despertar o interesse das crianças e adolescentes para o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

·        Elevar a auto-estima dos aprendizes com o fortalecimento de suas qualidades.

·        Desenvolver o interesse para o conhecimento.

·        Oferecer espaços de formação e campos para estágio para estudantes universitários e educadores populares, fortalecendo a rede de estudantes universitários e educadores populares capazes de aplicar o conceito de construção coletiva através de trabalho inserido na própria comunidade.

Nenhum comentário: